O que aprendi no EP04 com Augusto Coelho

Lentes Empáticas
3 min readSep 2, 2020

--

Para quem ainda não ouviu, cola lá =)

“A vida é uma escola, seja você professor, aluno ou inspetor. Aprenda e compartilhe seu conhecimento para evoluirmos juntos!”

Cada vez mais que realizo esse projeto, mais aprendo que a vida é incrível e que conversar com as pessoas é uma ferramenta fantástica para poder nos autoconhecer.

Para mim, poder refletir sobre cada história e entender como eu posso começar algo com aquela informação é fantástico. Dessa forma, a ideia desse medium é trazer esses meus pontos de reflexão sobre as conversas que ando tendo. =)

Com o Augusto Coelho, esses foram meus aprendizados ouvindo um pouco de sua história usando minhas lentes empáticas sobre sua vida e tentando trazer um pouquinho para minha:

  1. Ainda somos os mesmos que vivemos como nossos pais, já dizia Belchior. Muito do que somos tem uma pitada gigante da nossa infância e como vimos nossos pais se comportarem. De uma certa forma, tems que pegar tudo de bom que foi dado e transformar em algo para sermos nós mesmos.
  2. Em uma outra conversa com a Simone Dantas, foi bem interessante a questão de vivermos nossa vida, não aquela que a sociedade e nossos pais colocaram para nós. E às vezes, é difícil saber quem somos NÓS mesmos por que são tantas influencias que precisamos ter um momento sozinho e refletir o que realmente gostamos e o que queremos para essa nossa vida.
  3. Sobre o mercado de trabalho, vejo cada vez mais podermos usar nossas habilidades que podem ser vistas como algo não “trabalhístico” para algo que vai agregar no dia a dia.
  4. O profissional híbrido que entende de tecnologia (que é o futuro) e de business (famoso negócio) terão muitas oportunidades. Precisamos cocriar em conjunto com as pessoas novas ideias para que tenhamos produtos que tenha valor para humanidade.
  5. A criatividade é algo fundamental, importante “se permitir”. Se permitir a fazer coisas que você já sabe, mas de um jeito diferente. Converse com as pessoas, vejam como elas estão fazendo aquilo que você também realiza e tente novo. Ampliar a visão, usar suas lentes empáticas e descobrir outras soluções para os mesmos problemas.
  6. Comunidade, converse com pessoas que realizam as mesmas atividades que você e aprenda com elas. Sair do pedestal de que você sabe fazer tudo e perceber que tem outras maneiras vai gerar novos aprendizados e mais conhecimento sobre o que é legal ou não para você.
  7. Quando você trabalha com desenvolvimento de software é uma arte. Não conseguimos prever o meio, o escopo do seu produto sempre pode mudar. O importante é entregar valor para o cliente, algo que de fato ele vai utilizar com a melhor tecnologia disponível. E lembra, tecnologia muda, logo produtos mudam.
  8. Vamos falhar e ser leve com isso! Mesmo que não seja algo normal no nosso padrão mental, precisamos desconstruir isso como algo ruim e sim trazer como algo positivo para nosso dia a dia, pois vamos conseguir ter muito aprendizado.
  9. Errar rápido para aprender rápido, para sabermos que o caminho não é aquele. Errar é um convite para descobrirmos esse novo caminho. Mas, vamos lá, não vamos vacilar, né pessoal? Não adianta ficar persistindo no erro. Viu que não rolou, vai para o outro caminho.
  10. Tente impactar a vida das pessoas sempre que possível. Compartilhe seu conhecimento e aprenda nessa escola da vida. O passar da informação é como evoluímos. Então, aprenda com você, com os outros e com a sua vida inteira. =)
Para quem também quer ver nossas belas faces ;)

--

--

Lentes Empáticas

Lentes Empáticas é um canal que busca ampliar conhecimentos através de pessoas, suas histórias e experiências.